Foto: Fumikas Sagisavas / Wikimedia Commons (CC0)
O El Niño tem 95% de chance de ser extremo. Quem contrata gerador no pânico tem 100% de chance de pagar mais caro.
25 de outubro de 2026 · MorecoGerado por IA
Hospital não compra um gerador novo toda vez que a previsão aponta apagão. Ele mantém um backup ligado o ano inteiro, onda de calor ou não, eleição ou não, crise ou não. A diferença entre um hospital e a maioria das pequenas e médias empresas brasileiras é exatamente essa: um se prepara antes do evento, o outro corre atrás depois que a luz já caiu, o galpão já alagou ou a câmara fria já descongelou o estoque.
E o evento está vindo. Não é opinião, é monitoramento climático: o El Niño, confirmado desde junho de 2026 após a transição do La Niña para a neutralidade no primeiro semestre, deve atingir o pico de força entre novembro de 2026 e janeiro de 2027. Os boletins meteorológicos indicam 95% de probabilidade de o evento alcançar intensidade muito forte, com 75% de chance de configurar o episódio mais potente desde 1950 — e o fenômeno deve persistir durante todo o primeiro trimestre de 2027. Isso não é um boletim qualquer: é o tipo de número que historicamente antecede recorde de temperatura, racionamento de água e picos de demanda por energia simultaneamente em regiões diferentes do país.
Se parece distante, não é. O aquecimento das águas superficiais na região central e leste do Oceano Pacífico Equatorial pode chegar a 3,5°C acima da média histórica, e os termômetros devem registrar marcas acima da média histórica em quase todas as regiões do território nacional. A tendência não é pontual, é generalizada.
O El Niño não bate igual em todo lugar — e é isso que torna essa crise diferente de qualquer outra. No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, a menor umidade favorece a colheita do milho de segunda safra e do algodão, mas a falta prolongada de água reduz a reserva hídrica do solo e exige planejamento técnico para conter prejuízos. No Sul, a tendência é de chuva acima da média — o que favorece culturas de inverno em desenvolvimento, mas eleva o risco de cheias, doenças fúngicas nas plantações e atrasos nos tratos culturais, tornando o acompanhamento diário do tempo indispensável para evitar perdas financeiras. Duas pontas do país, dois tipos de emergência, ao mesmo tempo.
Mundo Velho: correr atrás do equipamento quando o problema já estourou
Imagine um cenário simples, hipotético, mas que qualquer gestor de distribuidora de alimentos, indústria ou construtora reconhece: a rede elétrica cai numa onda de calor fora do padrão, a câmara fria para, o estoque perecível começa a estragar em horas — e só então a empresa corre atrás de um gerador. Só que, nesse exato momento, todo mundo na região está atrás do mesmo equipamento. É lei básica de oferta e demanda: quando a necessidade vira urgência coletiva, quem está vendendo manda no preço e no prazo de entrega — e o caixa que deveria estar segurando a operação durante a crise é jogado inteiro numa compra de emergência, geralmente à vista, porque a maioria das pequenas e médias empresas simplesmente não tem acesso a crédito rápido o suficiente pra bancar isso em parcelas.
O mesmo vale pro Sul enchendo de água: comprar bomba submersível correndo, no meio da enchente, com fornecedor sem estoque e negociação em desvantagem. Ou pro Centro-Oeste, Norte e Nordeste em estiagem prolongada: irrigação comprada tarde demais pra salvar a safra daquele ciclo.
O problema não é a crise. É responder a ela comprando sob pressão.
Mundo Moreco: ter acesso ao equipamento antes de precisar dele
A lógica da Moreco inverte essa ordem. Em vez de imobilizar capital numa compra de emergência no pior momento possível — com o caixa já pressionado pela própria crise —, a empresa assina o acesso ao equipamento (gerador, bomba, sistema de irrigação) por contrato de longo prazo, com reajuste anual pelo IPCA, pagando mensalidade previsível em vez de um desembolso único negociado em desvantagem. Quando a onda de calor, a cheia ou a estiagem chegar, o equipamento já está instalado e operando — não precisa ser disputado no mercado junto com todo mundo que só pensou nisso depois que o estrago começou.
Isso não é aluguel de curto prazo pra atravessar um verão. O contrato da Moreco (modelo R6) tem prazo mínimo de 60 meses — e isso, nesse contexto específico, é uma vantagem, não uma limitação: El Niño e La Niña se alternam em ciclos que se repetem a cada poucos anos. Resolver a crise deste verão com uma locação de emergência de poucos meses só reinicia o mesmo pânico no próximo ciclo. Resolver com uma assinatura de 5 anos tira sua operação de vez desse looping de compra desesperada.
Na prática, pra quem aluga (locatário): a negociação de preço, quantidade e prazo acontece direto na plataforma entre as partes; o pagamento da mensalidade é feito em boleto, com a primeira parcela em custódia até a entrega ser confirmada; a manutenção do equipamento, pelo contrato R6, fica sob responsabilidade de quem está usando. Não existe garantia de que a Moreco vai cobrir inadimplência de ninguém nem assumir o contrato — a intermediação é entre locador e locatário, com estrutura contratual clara em vez do informal "combinado por fora" que deixa as duas pontas desprotegidas numa emergência.
Quanto custa esperar a crise chegar pra decidir? Isso cada operação calcula com os próprios números — estoque perdido, hora parada, obra atrasada, negociação feita sob pressão em vez de com calma. O que dá pra afirmar é que esse custo nunca aparece na planilha até o dia em que a luz cai, a água sobe ou a terra seca — e, nesse dia, ele sempre chega maior do que parecia, porque quem decide com o cronômetro correndo contra o fornecedor nunca negocia os melhores termos.
Se a sua operação depende de energia, drenagem ou irrigação funcionando mesmo quando o clima sai do script, o momento de montar essa estrutura é agora — antes de novembro, antes do pico do fenômeno, antes de disputar fornecedor com meio Brasil ao mesmo tempo. Quem tem o equipamento contratado antes do pico negocia prazo, preço e instalação com calma. Quem espera o apagão ou a enchente pra decidir, negocia com a corda no pescoço. Publique sua demanda de equipamento na Moreco (moreco.tech/anunciar-demanda) e comece a negociar com quem já tem o ativo parado esperando por um contrato sério — antes que a notícia do próximo recorde climático seja sobre a sua operação parada, não sobre o boletim meteorológico.
Fonte: https://www.mixvale.com.br/2026/10/24/inmet-e-noaa-projetam-verao-2026-2027-com-seca-no-norte-e-cheias-no/





